quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Fim da greve dos correios?

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) chegaram a um acordo hoje (4) em audiência no Tribunal Superior do Trabalho para o fim da greve a partir de quinta-feira (6). O acordo será ainda referendado pelas assembleias da categoria em todo o país para surtir efeitos. A Fentect se comprometeu a orientar a categoria para votar pelo final da greve. A audiência foi presidida pela ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, vice-presidente do TST e instrutora do dissídio coletivo instaurado pela ECT.


Pelo acordo, será concedido reajuste de 6,87%, retroativo a 1º de agosto de 2011, e aumento linear de R$ 80,00, a partir de 1º de outubro de 2011. Os Correios se comprometeram a devolver, em folha suplementar, até segunda-feira (10), o desconto já realizado na folha de pagamento de seis dias de paralisação. Esse valor será descontado nos contracheques a partir de janeiro do próximo ano, em 12 vezes (meio dia de trabalho por mês). Os 15 dias restantes em que os empregados ficaram parados serão compensados com trabalho aos sábados e domingos.
....

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

O acordo coletivo firmado entre as partes, parece justo para a presente situação. A perpetuação dos funcionários dos Correios na presente paralisação, pode trazer à estes o risco que até o momento não se encontra vistoso, qual seja, o entendimento pelo Tribunal do cometimento de abuso pelo tempo de greve (artigo 9º, §2º da Constituição Federal). Importante destacar ainda, que a opção pelo acordo foi tomada em um momento importante por ambas as partes, pois o total de correspondências "paralisadas" já se encontrava em torno de 136 milhões, enquanto do lado dos trabalhadores, começava a se acentuar uma queda de funcionários que aderiam a paralisação. Enfim, bom para ambas as partes, bom para o país. Entretanto, para o fim da greve é necessário que 18 dos 35 sindicatos aprovem o acordo firmado pela Fentect.

Sabe o que ficou mais evidente nessa história toda? Em meio à era digital, dos twitters e facebooks, onde a internet tem sido colocada em um patamar de autossuficiência para atender toda a demanda de informações e suprir os relacionamentos dentro da sociedade, quem poderia imaginar que a greve dos Correios iria provocar tanto alarde, causar tamanha repercussão e trazer tantos prejuízos para nós brasileiros?


Nenhum comentário:

Postar um comentário